Tarjcooper's Blog

A História de Juquitiba

Juquitiba: história, curiosidades e dados demográficos.

Juquitiba é um município do estado de São Paulo, no Brasil, na Região Metropolitana da capital, Microrregião de Itapecerica da Serra. É rico em recursos hídricos e conhecido por preservar a fauna e flora da mata atlântica. Se destaca no potencial para o ecoturismo e turismo de aventura, sendo um polo turístico da região.

“Juquitiba” é o termo de origem tupi “Yu-kui-i-ti-ba”, que significa “terra de muitas águas”. Acredita-se que a cidade tenha recebido esse nome devido a grande quantidade de nascentes e recursos hídricos presentes na região, além de ser uma região chuvosa, por sua localização serrana.

História

Anteriormente conhecida como Capela Nova da Bela Vista do Juquiá, foi fundada por Manoel Jesuíno Godinho e sua esposa, ao doar dois alqueires para a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora das Dores (padroeira e protetora de Juquitiba). Nesta área doada à Igreja, foi incentivada, através de doação de madeiras da região, a construção de casas que formaram o primeiro agrupamento populacional (1920). Na década de 1950, foi realizado um traçado nesta região que seria utilizado para a construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo a Curitiba, pelo engenheiro Álvaro Buccolinni. Esse engenheiro, maravilhado com o potencial hídrico da região e por sua beleza, conseguiu o registro de uma área, próxima ao centro populacional existente, do governo estadual e construiu ali uma residência (que existe até os dias de hoje). Com os rumos tomados pelo governo brasileiro de Juscelino Kubitschek, tomando o rumo automobilístico ao invés do ferroviário, o traçado originário da ferrovia foi utilizado para a construção de uma rodovia, primeiramente denominada BR-2, logo em seguida (1970) denominada BR-116, com o nome, nessa região, e até o Paraná de Rodovia Federal Régis Bittencourt. Entrementes, Juquitiba havia se tornado município em 1964, quando se emancipou de Itapecerica da Serra. Atualmente, Juquitiba é um intenso polo turístico ecológico e de aventura do estado de São Paulo.

Vegetação

Município dominado por imensos trechos de Mata Atlântica preservada, o que faz o mesmo ter grande valor ambiental. Possui fauna e flora típicas desse ecossistema, incluindo espécies em risco de extinção. Engloba o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Estadual de Jurupará, grandes reservas de Mata Atlântica preservada no Brasil.

Relevo

A região é montanhosa, a altitude média é de 685 metros. O ponto mais alto fica no Bairro das Laranjeiras (novecentos metros) e o mais baixo no Bairro do Engano (550 metros).

Turismo

O turismo é um ponto forte de Juquitiba. A apenas setenta km da capital paulista, oferece contato com a fauna e flora da Mata Atlântica. Oferece diversos esportes de aventura, como o conhecidorafting no Rio Juquiá, por exemplo, além de inúmeras trilhas ecológicas e cachoeiras. Por isso, se destaca na prática do ecoturismo e do turismo de aventura. O município contém pousadas,campings e pesqueiros para lazer e hospedagem.

Fonte: Wikipedia – A enciclopédia livre

Essa publicação foi escrita por ikleberl e publicada em 19 de abril de 2012 às 12:28 AM. Está arquivada em Acampamentos e marcada , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: