Tarjcooper's Blog

Historia de Sao Bento do Sapucai

São Bento do Sapucaí situa-se nas terras da mais antiga fazenda da região e foi palco de muitas batalhas entre paulistas e mineiros, que lutavam pela posse da almejada nascente do Sapucaí.O primeiro bandeirante a se instalar nas redondezas da Pedra do Baú foi Gaspar Vaz da Cunha, conhecido como Oyguara.

Em 1724, iniciando a colonização, formava-se uma vasta fazenda de criação de gado vacum, que servia também como ponto de comunicação entre as capitanias de Minas e São Paulo. Em 1800, as terras frias de São Bento causavam inveja nos sesmeiros das minas de Itajibá (hoje Itajubá), entre eles João da Costa Manso, que não media esforços para tomá-la. Nesta época o fazendeiro e fundador de São Bento, José Pereira Alvares lutou como paulista para defendê-la.

Por volta do ano de 1820 à 1822, José Pereira Álvares e outros agricultores residentes às margens do Rio Sapucaí Mirim, em terras de Pindamonhangaba, tencionaram erigir uma capela dedicada a Nossa Senhora Mãe dos homens, no local onde hoje se ergue a atual Igreja de Nossa do Rosário. Por motivo de constantes rixas com os habitantes do município mineiro de Camanducaia eles foram obrigados a paralisar as obras de construção da capela. Pouco tempo depois de José Pereira Álvares sua mulher, Dona Ignez Leite de Toledo, doaram a São Bento uma grande extensão de terras, com o fim de nela erigir uma igreja sob a invocação deste milagroso santo “São Bento”.

O povo, em proscissão transladou então uma imagem do santo, que existia, na antiga capela da Guarda Velha, situada próximo a Sant’ana do Sapucaí Mirim, povoado mineiro, para o local onde hoje se ergue a majestosa igreja Matriz de São Bento. Enquanto se edificava o templo, o vigário encomendado, Padre Manuel Alves Coelho, lavrou o primeiro assento de batismo em uma casa particular, no dia 3 de fevereiro de 1828.

O povoado cresceu célebre sendo elevado à freguesia pelo Decreto de 16 de agosto de l832 à vila, pela Lei nº 23 de l6 de abril de 1858 à cidade pela Lei nº 49 de 30 de março de 1876, substituindo-se, então, de São Bento do Mirim para São Sapucaí somente, ficando a data de Fundação da cidade em 16 de agosto foi criada a Estância Climática de São Bento do Sapucaí, pela Lei nº 9700, de 26 de janeiro de 1967. A parte judiciária pertenceu de 1832 a 1833, à Comarca da Capital de São Paulo; de 1833 a 1858, à Comarca de Taubaté; de 1858 à 1866, à Comarca de Guaratinguetá; de 1866 a 1877, novamente a Comarca de Taubaté; de 1877 a 1890, à Comarca de Pindamonhangaba, e finalmente a 10 de setembro de 1890, pelo Decreto nº 64, de 30 de julho de 1890, foi instalada a nova comarca paulista de São Bento do Sapucaí, sendo seu primeiro Juiz de Direito, o Dr. Joaquim Albuquerque Lima.

Esta publicação foi escrita por tarjcooper e publicada em 1 de setembro de 2010 às 2:35 AM. Está arquivada em Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: