Tarjcooper's Blog

Entrevista do Vinicius no Jornal da Band

Jornal da Band

pauta@band.com.br

http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=315426

O escotismo completa nesta segunda-feira 100 anos no Brasil. O movimento, trazido por um professor alemão, já formou mais de 60 mil escoteiros no país e ainda reúne muitos jovens e adultos em torno do aprendizado no mundo todo.

O lema “Sempre Alerta” é amplo, significa estar alerta quanto a praticamente tudo o que acontece a sua volta, estando ao mesmo tempo pronto para agir e reagir. O tradicional gesto dos escoteiros, com três dedos da mão em riste batendo continência, também tem muito significado. Os três dedos correspondem aos deveres para com Deus, o próximo e para consigo mesmo. Já o dedão sobre o dedinho identifica o lema “o maior protege o menor”.

Para se tornar escoteiro, é preciso passar por vários estágios. O primeiro é ser um “lobinho”, depois “escoteiro sênior” e, finalmente, um “pioneiro”. Nos acampamentos, meninos e meninas participam de atividades que visam nunca a competição, mas sim o aprendizado.

Apenas em 1970, 60 anos depois do surgimento do escotismo, mulheres puderam ingressar no movimento. Atualmente, até a vestimenta tradicional já tem toques mais modernos. Em vez do usual uniforme cáqui, alguns grupos adotam camisas azuis e calça jeans.

Esta publicação foi escrita por tarjcooper e publicada em 17 de junho de 2010 às 2:38 PM. Está arquivada em Uncategorized. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: